sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Clarice Lispector

"Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim."

Hoje eu venho falar de uma escritora que simplesmente marcou a literatura brasileira, não sabia nada sobre ela poucas semanas atrás, mas depois que o acaso me fez ler algumas de suas frases, fiquei um tanto fissurado em seu trabalho. Pode se dizer que foi uma admiração repentina, roubou a minha atenção em segundos e depois não devolveu mais, mesmo porque eu não fazia questão que devolvesse. A impressão que tive foi de surpresa, não conseguia entender como alguém decifrava algumas peripécias da vida de forma tão tranquila e ao mesmo tempo com muito drama, se auto-questionando e tudo mais. Isso só me estigava, estava pegando o gosto por aquela leitura.

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."

Ainda não tive oportunidade de ler um livro dela realmente, apenas trechos e várias citações, que afinal foram os responsáveis por esse vício que estou adquirindo aos poucos. Mas quando tiver uma chance, com certeza vou buscar alguma obra dela para ler.

"Suponho que me entender não é um questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca."

Enfim, Clarice Lispector já não está mais entre a gente, pelo menos não fisicamente, mas ainda se encontra viva na boca e no pensamento de muitos admiradores pelo o que ela fez enquanto escrevia, expressando o seu peculiar modo de pensar e de agir, como ela mesmo caracteriza, impulsivamente.

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas, continuarei a escrever."

Um comentário:

  1. Nunca li Clarice mas deu vontadezinha :(
    Vc não foi o primeiro a elogiar então deu muita curiosidade!

    ResponderExcluir